Acessibilidade (7) Ouvidoria Webmail Mapa do Site Busca (43) 3262-1313

Notícias

Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo


Postado em: 01/08/2018

=Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo

CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA A POLIOMIELITE E SARAMPO.

Devido ao surto de sarampo em vários países inclusive no Brasil com mais de 400 casos confirmados, o Ministério da Saúde realizara a campanha nacional de 06 a 31 de agosto.
Essa campanha representa uma oportunidade adicional para os indivíduos não vacinados diminuindo o risco de adoecimento visando garantir a manutenção da eliminação da pólio, sarampo e rubéola.

A partir do dia 06/08 todas as unidades de saúde estarão realizando a vacina. Imprescindível a apresentação da carteira de vacinação e cartão SUS.

Devem receber as vacinas as crianças de 1 ano a 4 anos 11 meses e 29 dias, adultos até 29 anos e os profissionais de saúde sem comprovante de vacinação, receberão 2 doses da vacina com intervalo de 30 dias, adultos ate 30 a 49 anos sem comprovante de vacinação receberão 1 dose.

“Mesmo que a criança estiver com a vacinação em dia, é importante comparecer nas UBS para atualização do sistema”, comenta a enfermeira Erica Kikuti.

O sarampo é uma doença grave:
- viral transmitida por tosse, espirros e gotículas de saliva; extremamente contagiosa e apresenta diversas manifestações clínicas 
Quando considerar um caso suspeito de sarampo?
-febre alta, acima de 38 c; manchas vermelhas; tosse; coriza, conjuntivite.
O que fazer se apresentar alguns desses sintomas?
Comunicar os profissionais de saúde das ubs, clinicas ou hospital de seu município para garantir a imediata notificação e investigação dos casos suspeitos para assim serem tomadas as medidas necessárias. Lembramos que as medidas de controle devem ser iniciadas independentes da confirmação laboratorial.

Mais notícias