ABERTURA OFICIAL DA EXPOSIÇÃO DE ARTE JAPONESA DO MUSEU OSCAR NIEMEYER, NO CASTELO JAPONÊS.

Postado em: 16/05/2024

=ABERTURA OFICIAL DA  EXPOSIÇÃO DE ARTE JAPONESA DO MUSEU OSCAR NIEMEYER, NO CASTELO JAPONÊS.
O Memorial da Imigração Japonesa de Assaí – Castelo Japonês recebe uma belíssima exposição de arte japonesa do acervo do Museu Oscar Niemeyer MON, através da Secretaria de Cultura do Estado do Paraná, e está aberta para visitação de até o dia 21 de Julho de 2024.
O Prefeito Tuti Bomtempo recebeu autoridades, representantes da colônia Japonesa, e diretores das escolas estaduais, e agradeceu ao MON - Museu Oscar Niemeyer em nome dos representantes Jader, Taffarel e Wanderlei pela linda exposição e pela montagem do espaço para visitação.
A exposição apresenta uma parte da coleção dos tradicionais bonecos japoneses Ningyos, além de máscaras, xilogravuras e utensílios, como bandejas e recipientes. Os Ningyos são presentes auspiciosos para desejar longevidade, saúde e fertilidade aos recém-nascidos.
Em nome da LACA, o senhor Mario Tamura agradeceu todo apoio e incentivo que o prefeito Tuti tem dado para a colônia e a preservação da tradição e cultura japonesa.
A empresária londrinense, filha de Assaí Srª Kimiko Yoshii esteve presente na abertura e falou da alegria em ver Assaí promover a cultura japonesa “como é belo ver Assaí promovendo a nossa cultura. Os ningyos fazem parte da história das nossas famílias. Temos muito que agradecer ao MON e em especial ao Prefeito Tuti por enaltecer a cultura japonesa. Tuti é audacioso e um grande líder. Construiu este espaço maravilhoso que é o Castelo Japonês que perpetua a história dos nossos antepassados, e está transformando nossa querida cidade de Assaí. Toda colônia, só tem que agradecer este prefeito italiano com essência japonesa. Muito obrigada”.
O Prefeito Tuti agradeceu a presença de todos, ao Governo do Paraná e Museu Oscar Niemeyer pela linda exposição “Assaí é a cidade mais nipônica do Brasil, temos o primeiro e único castelo japonês do país e essa linda exposição vem legitimar a nossa história. Uma forma de homenagearmos ainda mais os colonizadores da nossa cidade. O povo precisa reconhecer o potencial e importância desta maravilhosa cultura, e por isso essa parceria com o Governo do Paraná e MON é fundamental".