Acessibilidade (7) Ouvidoria Webmail Mapa do Site Busca (43) 3262-1313

Notícias

O CASTELO JAPONÊS DE ASSAÍ RECEBE EXPOSIÇÃO RYO MIZUNO.


Postado em: 06/06/2019

=O CASTELO JAPONÊS DE ASSAÍ RECEBE EXPOSIÇÃO RYO MIZUNO.

O CASTELO JAPONÊS DE ASSAÍ RECEBE EXPOSIÇÃO RYO MIZUNO.

Objetos pessoais, imagens e o diário de bordo do japonês Ryo Mizuno fazem parte da exposição 'Ryo Mizuno, o pai da imigração japonesa no Brasil e seu diário de bordo do Kasato Maru', que  estará aberta a visitação a partir do dia 07 de junho no Memorial da Imigração Japonesa de Assaí – Castelo Japonês, e vai até o mês de setembro.

A mostra faz um resgate da colonização japonesa no Brasil a partir da história do empresário e político japonês Ryo Mizuno, escrita por ele mesmo durante sua viagem de mudança do Japão ao Brasil. Ryo esteve pela primeira vez em território brasileiro em 1906. Após esta expedição, na qual teve contato com a produção cafeeira do país, decidiu propor um plano de imigração japonesa, que tinha previsão de trazer 3 mil pessoas.

Em 1908, após mobilizar recursos, Mizuno desembarcou no Brasil com o primeiro grupo, cerca de 165 famílias, a bordo do famoso navio Kasato Maru.

Entretanto, em uma de suas viagens ao Japão, para buscar novos imigrantes, foi surpreendido pelo início da 2ª Grande Guerra, o que o impediu de voltar ao Brasil. Apenas dez anos depois ele pôde retornar e reencontrar sua família, que já estava instalada em Curitiba. Ele viveu até os 91 anos, em São Paulo.

A mostra é uma homenagem à visão e aos esforços de Ryo Mizuno para trazer desenvolvimento para seu povo e para sua nova terra, o Brasil, e também à população japonesa responsável pela diversidade da formação do povo brasileiro.

Através desta  exposição , Governo Municipal e a Secretaria de Cultura homenageia os 111 anos da Imigração Japonesa no Brasil, que será comemorado no próximo dia 18 de junho.

Horário de visitação:

De terça a sexta-feira das 8:30h às 11:30h e das 13:30 às 16:30h. Sábado das 9:00h às 13:00h e Domingo às 13:00h às 17:00h.

Neste final de semana dias 08 e 09 de junho, exclusivamente, o Castelo Japonês estará aberto a visitação das 9:00h às 17:00h.

Mais notícias

Galeria de Fotos:

Clique na imagem para ampliar: