Acessibilidade (7) Ouvidoria Webmail Mapa do Site Busca (43) 3262-1313

Símbolos da Cidade

Símbolos da Cidade


Bandeira e Brasão da Cidade de Assaí - PR

Bandeira de Assaí

De acordo com a tradição heráldica portuguesa, da qual herdamos os cânones e regras, as bandeiras municipais são oitavadas, com aplicação do brasão da cidade ao centro.

Na bandeira municipal de Assaí enxergamos:

- as oitavas azul

- retângulo central amarelo, onde se aplica o brasão

- partem do retângulo, oito faixas da cor amarela e carregadas de azul, faixa estas dispostas duas a duas sendo verticais, horizontais e banda em barra.

BRASÃO DE ASSAÍ

Simbologia: O escudo adotado para representar o brasão de armas de Assaí, foi o primeiro estilo de escudo produzido em Portugal por influência francesa.

A coroa mural que sobrepõe, sendo de prata e de oito torres, das quais apenas cinco são visíveis em perspectiva no desenho, identifica o brasão de domínio, classificando a cidade que representa sede de comarca.

A cor bláu (azul) do campo do escudo é símbolo da justiça, nobreza, perseverança, zelo e lealdade, predicados do povo assaiense, pela dedicação à sua cidade no propósito de torna-la dia a dia maior e admirada.

O sol heráldico é representado com feição humana que irradiam 16 pontas, sendo 8 retas e 8 onduladas. O sol é símbolo de eternidade, grandeza, poder, providência, ilustre nobreza.

O endentado na parte inferior do escudo, formado pelos cinco mantéis de ouro, é um evocativo da Serra Morena, cuja maior altitude está localizada em terras do município.

O escudo com a representação do sol e dos manteis, evocam a origem do nome primitivo da cidade ASSAILANDIA que significa “Terra do Sol Nascente”, nome que representa uma homenagem à colônia Japonesa que aqui aportou propugnando a grandeza da região. 

A faixa ondada de blau (azul) lembra o rio Tibagi, em cujo vale ergue-se a cidade.

Os ornamentos exteriores encruzados na ponta representam: o ramo de café frutificado a direita e o ramo de algodão florido a esquerda, lembrando os produtos oriundos da terra fértil.

Na base do brasão, o listel de blau (azul) contendo em letras de ouro o slogan LEALDADE – NOBREZA – RIQUEZA E PODER é uma tradução de tudo o que o brasão representa e ladeado pelas datas 1932 (ano da fundação) e 1944 (ano da emancipação).