Postado em: 13/12/2022

=Equipe do Colégio Estadual Conselheiro Carrão ganha mentoria da UFPR, em Jandaia do Sul, com objetivo de prototipar sua solução para acessibilidade de pessoas com deficiência visual dentro do Ecossistema de Inovação do Vale do Sol.
A Equipe SENTIR PARA CRER, formada por alunos e professores do Colégio Estadual Conselheiro Carrão, visitou o Campus Avançado da Universidade Federal do Paraná, em Jandaia do Sul (PR), para dar sequência com a prototipação do Multiplano, um dos projetos ganhadores da Jornada dos Desafios ODS da Organização das Nações Unidas (ONU), evento organizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Assaí.
O tabuleiro do multiplano não é novidade no mercado de acessibilidade, contudo, exige do PCD um alto investimento por parte da família. A ideia da Equipe SENTIR PARA CRER é baratear este investimento, através do uso de manufatura aditiva, tornando um instrumento de ensino acessível dentro das escolas públicas para as pessoas com deficiência visual, considerando todo potencial agregado desta ferramenta. Vale salientar que a motivação desta equipe, para promover esta ideia ganhadora, veio da empatia dos alunos em ajudar um colega de classe com deficiência visual, que também é membro da SENTIR PARA CRER.
Sob a supervisão do Diretor do Campus, Prof. Dr. José Eduardo Padilha de Sousa, e de um corpo docente e discente extremamente qualificado, os alunos validaram suas ideias dentro do laboratório, construindo o primeiro protótipo do projeto, passando a conhecer os ciclos de produção usando manufatura aditiva (uso de impressora 3D e CNC).
“A estrutura do Campus Avançado da UFPR de Jandaia do Sul favorece demais esta equipe do Colégio Estadual Conselheiro Carrão. O laboratório maker enriqueceu muito o conhecimento dos alunos. Este projeto do Multiplano ganhará escala e estará disponível em toda Rede Pública de Ensino Básico de Assaí, em 2023, Municipal e Estadual. O Prefeito Tuti Bomtempo vem despendendo um grande esforço para que a realidade da manufatura aditiva esteja disponível para todos os assaienses. Seremos a primeira cidade do Brasil a realizar este feito, abrindo oportunidades para os jovens da cidade. E, para tanto, vale destacar a parceria do Prefeito com o Diretor do Campus Avançado da UFPR de Jandaia, Prof. Padilha, que se colocou a disposição para transferir este conhecimento e apoiar esta iniciativa.” – frisou Igor Oliveira, Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Município de Assaí (PR).
O projeto do Multiplano segue para o segundo ciclo da Jornada dos Desafios ODS da ONU, sendo esta mentoria da UFPR apenas a primeira da agenda projetada pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. Os projetos serão apresentados no evento Sun Valley Experience, Edição 2023.
__
Equipe SENTIR PARA CRER – equipe constituída pelos alunos do ensino médio do Colégio Conselheiro Carrão: Kawan Harshe Kakubo, Raissa da Silva Sobrinho, Matheus Henrique Gomes de Sousa, Luiz Gustavo Medeiros Soares, Érica Lima de Melo da Silva, supervisionados pela professora Juliana Cesar Pereira Koguishi, e incentivados pelo Ecossistema de Inovação do Vale do Sol.
Ecossistema de Inovação do Vale do Sol – movimento coordenado e articulado dentro da governança local de Assaí, visando a produção de ativos inovadores e criativos, fortalecendo o desenvolvimento local e regional.