Comemoração dos 111 Anos da Imigração Japonesa

Postado em: 24/06/2019

=Comemoração dos 111 Anos da Imigração Japonesa

Junho é o mês comemorativo à Imigração Japonesa, a ser celebrado anualmente no dia 18 de junho – data da chegada do Kasato Maru, primeiro navio com imigrantes japoneses o Brasil, e para marcar os 111 da imigração Japonesa no Brasil, a Liga das Associações Culturais de Assaí e a Prefeitura Municipal realizaram uma cerimonia religiosa no Castelo Japonês.

O evento contou com a presença do prefeito Acácio Secci, da primeira dama Ines Secci,do Consul Geral do Japão em Curitiba Hajime Kimura, do deputado federal Luiz Nishimori, do deputado estadual Tercilio Turino, dos cantores do Japão Hiroshi Miyama, Hitomi Nakamura e Hiroko Matsumae, Ryusaburo Mizuno, Dr Mario Ikeda, Olavo Mitsuo Kimura, vice prefeita licencidada Ines Koguissi,vereadores Amarildo Apº Correia, José Andrade, Michelle Morikawa, Minoru Takazaki, chefe de gabinete Paulo Roberto Moreira, do secretário de Obras Orlando Menegazzo Filho, Takenori Nakagawa,Eduardo Suzuki, Jorge Iriguti, Oscar Yanaga, Paulo Yoshida, Cairo Koguishi e representantes da colônia japonesa de Assaí e toda região.

Os cantores Hiroshi Miyama, Hitomi Nakamura e Hiroko Matsumae, realizaram o plantio de uma muda de ipê para eternizar a passagem por Assaí.

A cerimônia religiosa foi realizara pelo arcebispo do Budismo Primordial do Brasil Takassaky Nitigu Douchi, na sequência as autoridades acenderam incenso para homenagear antepassados e pioneiros de Assaí.

“Para nós é uma honra comemorar os 111 anos da Imigração Japonesa, fortalecendo ainda mais os laços entre o Brasil e o Japão. Temos lutado muito para preservar a cultura japonesa em nosso município. Hoje, além do Castelo Japonês, Assaí conta com o Parque Manoel Ikeda todo revitalizado com passarela oriental e tori com iluminação cênica, para marcar ainda mais a cultura japonesa da nossa cidade e homenagear a colônia pelos anos de luta e trabalho” , comenta o prefeito Acácio Secci.