Acessibilidade (7) Ouvidoria Webmail Mapa do Site Busca (43) 3262-1313

Notícias

Dezembro Roxo - doações IR para projetos sociais


Postado em: 09/12/2019

=Dezembro Roxo - doações IR para projetos sociais

A Campanha Dezembro Roxo tem como objetivo informar aos contribuintes que uma parte do seu Imposto de Renda pode ajudar no desenvolvimento de crianças e adolescentes dos seus estados e cidades, através da doação incentivada para os FIAs (Fundo da Infância e Adolescência).

Assaí deixa de arrecadar cerca de R$ 252 mil por ano, através de doações de Imposto de Renda dos contribuintes.

Se os 738 contribuintes, que fazem declaração no modelo completo, em Assaí, doarem até 27 de dezembro deste ano, o valor arrecadado para o FIA -Fundo da Infância e da Adolescência, pode chegar a R$ 252 mil.

"Doar uma parte do IR para entidades que trabalham para o desenvolvimento social, pode ser bom tanto para o município, estado ou país, quanto para o contribuinte. O cidadão não tem nenhum custo extra para fazer a contribuição e, ainda, investe socialmente uma parcela do seu imposto", é o que explica Eduardo Canova, coordenador nacional da campanha.

As doações beneficiam as crianças e os adolescentes em situações de risco e, também os contribuintes doadores, uma vez que sua generosidade é transformada em dedução do imposto.

Entenda como funciona a dedução

Tanto pessoas físicas quanto jurídicas (empresas) podem doar, cada qual com os seus benefícios, como vemos a seguir.

Para as pessoas físicas, se a doação tiver sido feita até 27 de dezembro de 2019, é possível deduzir até 6%. Já se a doação for feita entre os dias 1º de janeiro e 30 de abril de 2020 (data limite para declaração de IR), a dedução pode chegar a 3%. A declaração precisa ser feita através do modelo completo.

Já para as pessoas jurídicas, as doações podem abater até 1%, desde que sejam tributadas pelo Lucro Real.
Depois de doar para o FIA escolhido, o contribuinte precisa do recibo da doação feita, que pode ser solicitado diretamente ao FIA.

O valor doado vai ser, então, repassado para o Fundo da Infância e da Adolescência, que é gerido pelo Conselho Municipal da Criança e Adolescência de Assaí. 

Como doar seu IR para causas sociais

Passo a passo:

  1. Acessar o site do Dezembro Roxo;
  2. Escolher o seu estado ou, diretamente, no link de Assaí; https://www.dezembroroxo.com.br/doacoes-assai-pr
  3. Efetuar o cálculo da sua doação e dedução;
  4. Doar para os dados que aparecerem na tela.

Ou, se você já sabe o quanto pode doar, basta doar para o FIA de Assaí, realizando uma transferência para:

CNPJ do Fundo: 18.614.841/0001-54
Banco: 104 - Caixa Econômica Federal
Agência: 0910
Conta: 0000002271

Maiores informações na Secretaria de Assistência Social – Rua Conrado Medeiros 42 – falar com Marcelo Henrique de Oliveira

Mais notícias