COVID-19 E DENGUE: FORÇA TAREFA DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE.

Postado em: 19/05/2020

=COVID-19 E DENGUE: FORÇA TAREFA DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE.

COVID-19 E DENGUE: FORÇA TAREFA DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE.

A Prefeitura tem priorizado ações preventivas na área da saúde visando conter o avanço da Covid-19.

A Secretaria de Saúde realiza diversas medidas visando conter o avanço do novo Coronavírus Covid-19 no município e também focando no atendimento de pacientes com sintomas da doença.

Foi implantada a Barreira Sanitária, onde os profissionais de saúde abordam os veículos de municípios vizinhos, verificando a temperatura, orientando sobre os cuidados e a necessidade do uso de máscaras de proteção e álcool em gel. Em alguns casos, esses visitantes são monitorados pela secretaria de Saúde.

Todos os acessos à cidade foram bloqueados, assim qualquer veículo que entre em Assaí, passe pela barreira sanitária.

Profissionais de saúde orientam e organizam as filas em bancos e lotérica, em virtude do auxilio emergencial, oferecendo álcool 70% e respeitando o distanciamento social.

Em parceria com a Sanepar, o hospital municipal e todas as unidades básicas de saúde passaram por desinfecção na área externa com solução de hipoclorito, protegendo ainda mais a população e os trabalhadores da saúde.

Os fiscais e a vigilância sanitária estão visitando os comércios, orientando, e em alguns casos interditando estabelecimentos que não estão trabalhando dentro das regras de funcionamento nesse período de pandemia, e atentos aos munícipes que não obedecem o toque de recolher a partir das 23horas.

“Nossos profissionais da Saúde estão brilhantemente engajados no enfrentamento dessa pandemia. A situação em nosso município esta controlada, mais requer muitos cuidados. A melhor forma de prevenção é o isolamento social. Evitem sair de casa de forma desnecessária e se precisar ir à rua faça uso de máscara de proteção. Parabéns aos profissionais pelo comprometimento com a saúde da população”, comenta o prefeito Acácio Secci.

DENGUE: O COMBATE É DEVER DE TODOS

A Dengue é um enfrentamento constante, e os cuidados devem ser rotina na vida de toda população.

O número é alarmante, mais de 607 casos confirmados, por isso que os cuidados e prevenção devem ser constante na eliminação de criadouros.

O poder público através da secretaria de saúde realiza ações efetivas para o combate: bloqueio químico com UBV costal conforma as notificações e dados epidemiológicos, visitas domiciliares constante dos agentes de saúde e em alguns casos remoção mecânica dos criadouros em casos de denúncias.

Foi realizado mutirão de limpeza, onde os moradores puderam eliminar todos os focos do mosquito e os caminhões da prefeitura realizou o recolhimento desde materiais.

Apenas as ações da secretaria de saúde não são suficientes, é preciso a participação efetiva da população, vistoriando os quintais e eliminando todos os possíveis criadouros do mosquito.

“Eliminar os criadouros é a forma mais eficaz de combater a Dengue, que é uma doença séria e que pode levar a morte. Nossos agentes de saúde estão engajados nesse combate, mais contam com colaboração e participação de todos”, afirma o prefeito Acácio Secci.

H1N1 e ATENDIMENTO NAS UBS.

Além da força tarefa de combate a Covid-19 e Dengue, a Secretaria de Saúde realiza ainda a campanha de vacinação contra gripe, com plantão de atendimento no Centro de Eventos, visitas em pacientes acamados, comércio e empresas.

Mantém a realização de outras vacinas e o atendimento médico no hospital e nos postos de saúde totalmente equipados e com atendimento humanizado.

A prefeitura está fazendo a sua parte, mais o interesse é efetiva participação é um dever de todos!