RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS NA REDE MUNICIPALDE ENSINO DE ASSAÍ 09/08/2021

Postado em: 02/08/2021

=RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS NA REDE MUNICIPALDE ENSINO DE ASSAÍ 09/08/2021
RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS NA REDE MUNICIPALDE ENSINO DE ASSAÍ
Queridos pais e responsáveis pelos alunos da Rede Municipal de Educação de Assaí, após um longo período com os alunos distantes das Escolas Municipais, em razão da pandemia do novo coronavírus, no próximo dia 09/08/2021, o Município de Assaí, através da Secretaria Municipal de Educação, irá retomar às aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino.
A decisão foi tomada na última sexta (23/07/2021), em reunião com o Comitê Municipal de Enfrentamento a Covid-19 e nesta segunda (26/07/2021) a medida foi anunciada aos diretores das escolas municipais.
Será implementado em toda a Rede Municipal de Educação o sistema híbrido de ensino-aprendizagem, ou seja, serão trabalhados os componentes curriculares de forma presencial, e na semana em que os alunos estiverem em casa, serão disponibilizadas as atividades não presenciais (apostilas).
No dia 09/08/2021 retornam às aulas presenciais os alunos matriculados nos 5°anos (período matutino) e 1°anos (período vespertino) e alunos da Educação Especial. O 5º ano será a primeira turma a regressar na unidade escolar no período matutino e o 1º ano no período vespertino, os alunos do 4º, 3° e 2 ° anos retornarão em datas a serem definidas e os pais desses alunos serão comunicados.
A Secretaria Municipal de Educação ressalta que, a presença do aluno na escola será facultativa, ou seja, as famílias (pais ou responsáveis) decidirão se a criança irá, ou não, frequentar a escola/sala de aula presencialmente. Caso opte por manter a criança em casa, serão disponibilizadas as atividades não presenciais (apostilas), sendo realizado o monitoramento para garantia do acesso às atividades.
Educação Infantil
A data para retorno dos alunos da Educação Infantil ainda não foi anunciada pelo município, pois o Comitê avaliará as possibilidades para o retorno dos pequenos, mediante experiência com os maiores.
Organização do Ambiente Escolar
A Secretaria da Educação adquiriu todos os insumos/EPIs necessários e constantes nas principais Legislações para o retorno seguro das aulas. Os materiais já se encontram nas escolas em quantidade necessária e suficiente ao atendimento dos alunos e profissionais, tais como: álcool em gel, termômetro, tapete sanitizante, máscara de proteção facial, totem, dispenser, papel toalha, material de higiene e limpeza, material descartável, entre outros. Nossos colaboradores serão treinados para seguir todas as orientações no que diz respeito a segurança de nossos alunos.
A Vigilância Sanitária estará realizando vistoria nas Escolas Municipais para a verificação do cumprimento dos protocolos sanitários de biossegurança, para receber os alunos.
Foram realizados os procedimentos de sinalização/demarcação, higienização e sanitização nas dependências das Escolas, limpeza e desinfecção dos equipamentos, em atendimento às regras de distanciamento e contenção da transmissão do vírus nos espaços físicos, seguindo os protocolos estabelecidos para a garantia de um ambiente seguro.
De forma a mantermos a prática adequada nesta nova rotina e nos protegermos contra a transmissão da COVID-19, a comunicação próxima e informações frequentes sobre as crianças, são essenciais. Para estreitar essa relação com as famílias, pedimos que os pais que optarem por enviar seus filhos para o retorno presencial devem procurar a escola entre os dias 02/08 às 05/08 para a assinatura do Termo de Compromisso e retirada da cartilha contendo recomendações e orientações acerca das regras de segurança e higiene, bem como os cuidados a serem adotados no ambiente escolar. Os pais/responsáveis e a escola devem estar alinhados para o melhor acolhimento às crianças neste retorno presencial.
“Sabemos que a volta as aulas presenciais é mais um desafio diante deste cenário de pandemia. Nossas escolas estão preparadas, sabemos que essa experiência presencial é extremamente necessária para o desenvolvimento dos nossos alunos que estão há bastante tempo afastados da escola. Mesmo com o excelente trabalho remoto realizado pelas equipes escolares, a presença do aluno na escola é fundamental para que a aprendizagem seja mais completa”, comenta a secretária Josiane Cheffer.